segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A preocupação com o plano político pedagógico (PPP)



O que é? Quem o faz? Quando se refaz?
Começo o tema de nossa aula com a minha vivência como aluna e posteriormente como professora.
Durante a minha graduação em licenciatura poucas vezes ouvimos falar sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP), e que deveríamos nos preocupar em conhecer o PPP de cada escola. Nunca ouvi falar sobre PPC, e porque deveria conhecê-lo. Qual não foi a minha surpresa quando, já professora, no primeiro dia na escola em que fui lecionar me entregaram o PPC do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática.

A única coisa que eu sabia era que o PPP norteava as atividades de determinada instituição de ensino. Li o PPC, e a primeira coisa que descobri foi que PPP e PPC eram duas coisa bem diferentes. Como ninguém havia comentado isso antes? Descobri a importância do PPC para o curso e do PPP para a escola. Descobri que no PPP e no PPC haviam muitas propostas, das quais, algumas pareciam fantásticas, outras ultrapassadas, e outras um tanto distantes da dura realidade da escola, dos professores, dos alunos e também da comunidade circunvizinha.

Foram surgindo dúvidas, e fui buscando respostas na literatura atual. Percebi que o PPC norteia o curso, e o PPP norteia a escola.

Descobri que haviam muitos autores que poderiam contribuir, aumentar ou até sanar as minhas preocupações. Percebi que o PPP deve ter a contribuição da comunidade e dos professores, mas que na maioria das vezes o gestor assume a total responsabilidade de elaborar e/ou atualizar (SANTOS, 2002).

Costa (2007, p. 8) afirma que   "A  escola  é  um  espaço  privilegiado,  onde  seus  membros  desempenham papéis  de  atores  e  autores  do  processo  educativo  e  é  isso  que  suscita  a  construção  e vivência de um Projeto Político-Pedagógico." A autora afirma que para planejar o PPP é necessário encontrar no coletivo da escola respostas a uma série de questionamentos: "Para quê? O quê? Quando? Como? Com o quê? Por quê? Com quem?" (p. 9).

Batista (2012) verifica como é difícil falar em democratizar a construção do PPP quando os "protagonistas" nem mesmo conhecem sua importância. Ao fim, o que se percebe é a participação mínima destes na elaboração do PPP. Como resultado, temos um modelo não muito diferente daqueles elaborados unicamente pelo gestor.

"No  decorrer  do  processo  de  construção  do  projeto  político-pedagógico,  consideram-se  dois momentos interligados e permeados pela avaliação: o da concepção e o da execução. Para que possam  construir  esse  projeto,  é  necessário  que  as  escolas  reconhecendo  sua  história  e  a relevância  de  sua  contribuição,  façam  autocrítica  e  busquem  uma  nova  forma  de  organização do  trabalho  pedagógico  que  reduza  os  efeitos  da  divisão  do  trabalho,  da  fragmentação  e  do controle hierárquico" (VEIGA, 1998, p. 10).

O que é, então, o PPP? Qual sua importância? Qual o papel do professor na elaboração do PPP? Quando se atualiza o PPP? Quais fatores influenciam mudanças no PPP? Quais as contribuições que a experiência do professor podem dar ao PPP ? Quando a comunidade participa?

Assistam os vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=D-m-y3l7Sbo&feature=youtu.be
http://www.youtube.com/watch?v=5vV9Ra6z2aM&feature=youtu.be
e deixem seus comentários.
Abraço,
Profª Hosana Carolina dos Santos Barreto


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BATISTA, Keila Cristina. PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: NA CONSTRUÇÃO DO IDEAL E OS  EMBATES COM O REAL. In: www.famper.com.br/download/pdf/keila_10.pdf.Acessado em: 05/09/2012.

COSTA, Gisele Maria Tonin da. A RESSIGNIFICAÇÃO DO  PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA ESCOLA:  DAS NECESSIDADES ÀS AÇÕES. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Educação - Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, 2007, 123 p.

SANTOS, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos. O PROJETO PEDAGÓGICO E A CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA DE QUALIDADE. Revista Científica da UFPA http://www.ufpa.br/revistaic Vol 3,  março  2002.

VEIGA,  Ilma  Passos  A.  Escola:  Espaço  do  Projeto  político-pedagógico.  Campinas,  SP: Papirus, 1998. Coleção Magistério Formação e Trabalho Pedagógico.

8 comentários:

  1. Sabe professora eu já tinha conhecimento com o PPP através dos Estágios da Faculdade, ele tem que ser construído de forma coletiva com a participação de toda a comunidade Escolar. Deve ser objetivo, claro e preciso. Mostrando o caminho que a ser percorrido e visando resultados.

    Já o PPC para mim é novo, mas acho que ele dever seguir os mesmos conceitos do PPP só que voltado para Faculdades.
    Roseli Pereira

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    1. É verdade Roseli, o PPC nos permite conhecer as diretrizes de cada curso. Já o PPP nos permite conhecer as da Escola, sua identidade, seus projetos. A identidade e os projetos da escola devem estar diretamente ligados à identidade da comunidade local, de seu público alvo... por isso é tão importante o engajamento de todos na sua elaboração e atualizaçao. =]

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  2. Pois é, professora, cada um com suas diretrizes voltadas para direcionar um projeto dentro da instituição de ensino. Quando se lê um desses projetos chegamos a ficar emocionados, uns muito além da realidade, outros dentro do alcance, mas que não tem a atenção desejada. Como fui mencionado, pela senhora, na entrevista com a professora Gisele o PPP chega a ser mostrado quando solicitado, mas depois disso não chega a ser discutido.
    Entende-se que por se tratar de um currículo nacional ja ta de bom tamanho, veio do MEC e não se tem a devida preocupação com a regionalidade e a cultura do publico alvo.
    Jefferson Nascimento

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  3. Planejar é algo fundamental na vida. Saber aonde se quer chegar, quais objetivos devem ser alcançados, o que de deve mudar para que tudo isso aconteça!

    Na escola isso não deixa de ser diferente, com o Projeto Político Pedagógico, ferramenta que disponibiliza essa orientação para e com a comunidade escolar, pode-se identificar alvos e objetivos para serem alcançados em longo, médio ou curto prazo.
    Diretrizes essas que devem melhoram o bem estar de todos, pois a igualdade e o respeito devem principalmente serem empregados em ambientes públicos, para poder ter um efeito positivo em outros âmbitos da vida.

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  4. Projeto Político Pedagógico é um documento extremamente importante em minha opinião. Tive contato com o referido documento por meio dos estágios que a faculdade proporcionou e ainda proporciona. Atualmente estou cursando 6° semestre do Curso de Licenciatura em Computação, onde desde o 1° semestre tenho tido a oportunidade de conhecer escolas das quais não conhecia. Durante esta caminhada como acadêmico e futuro docente na formação, tenho notado muitas incoerências na efetiva execução do projeto político pedagógico. Então, nota-se que não é suficiente somente à elaboração de um documento que vise atender as reais necessidades da escola e/ou que se projete a uma visão estratégica, se os próprios agentes que participam da construção do mesmo deixam de fiscalizar a sua execução no dia-dia. Vale ressaltar que o PPP deve ser elaborado coletivamente e também ser fiscalizado pelos agentes envolvidos. Portanto, gestor, professor e comunidade devem estar sempre envolvidos neste processo de criação e atualização, para que se tenha sucesso no processo organizacional e pedagógico.

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  5. PPP é o Pojeto Politico Pedagogico das Intituições, e nele que sao descritas as metas,que serão seguidas no decorrer do ano, normas e comportamento da escola. O ideal era que o PPP fosse renovado a cada dois anos mas na realidade e que vemos PPPs que nao são atualizados a mais de cinco anos. Muitos gestores nao levam a serio a questão, na maioria das vezes so trocam a capa, ja presenciei tal fato quando peguei o PPP da escola X e verifiquei que em um determinado trecho fazia referencia ao ano anterior " neste ano de 2010 tem-se as diretrizes....".
    Como a propria professora Hosana relata em seu texto acima, PPP diz respeito a todo o envolvimento da escola, agora PPC eu nunca tinha ouvido falar, fiquei muito surpreso com este termo, mais gostei,pelo simples motivo de saber que isso e um projeto que trata do curso em questao, tipo se a escola tem um curso tecnico na area de informatica esse documento ira tratar de todas as normas e deveres do curso, isso é legal ou seja nao sai do foco do curso.

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  6. No inicio do nosso curso, tive contato com o PPP de uma determinada instituição, a qual fui apresentada mas até então não tinha a noção do que realmente era o PPP. Muitas das vezes me questionei se este documente era elaborado por obrigação ou por precisão. Hoje com um pouco mas de conhecimento sobre o assunto, vejo que as instituições de ensino não colocam realmente em pratica o que realmente é posto no papel, muitas das vezes nós como sociedade temos uma parcela de culpa por não fiscalizarmos a real execução do PPP. Talvez por acreditarmos que esta seja obrigação apenas da gestão da escola.
    Hoje mesmo, neste vídeo descobrir que também temos o PPC, que seria o Projeto Pedagógico do Curso, o qual visa o principal objetivo do curso. Ai, como aluna do 6º semestre de licenciatura me questiona da seguinte forma. Na instituição em que estudo será mesmo que o PPC realmente um documento a mais,pra somar na nossa formação? Ou mas um documento como outros.

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